Os prós e os contras da programação infantil
Bom, lendo este artigo, lembrei-me autimaticamente do Xou da Xuxa, apresentado pela Rede Globo entre 30/06/1986 e 31/12/1992, de segunda a sábado, pela manhã. O que me fez lembrar do programa, eram as roupas que a apresentadora trajava durante o programa, geralmente mini-saias, que mostravam boa parte da perna, tops que deixavam a barriga e braços de fora, botas de cano alto e um alto teor de sensualidade. Lembram como todas as meninas da época se vestiam como ela? Sempre muito sensuais? Acredito que possa ter sido um fator para ajudar meninas a iniciarem a vida sexual mais cedo. Também haviam os desenhos que passavam durante o programa, como He-Man, She-ra (que por sinal também eram muito sensuais.), Turma da Pesada e outros que instigavam violência e comportamento de colegiais. Não digo que o programa era um lixo, até porque, se passássemos os programas infantis em uma peneira, o Xou da Xuxa e seus desenhos passariam, comparando com os que temos hoje em dia, ambos programas, desenhos e até grupos e performers musicais, tal como Rebelde, que instigam em teores altíssimos a sensualidade, a violência e a revolta. Um bom programa de TV, que faz críticas explícitas sobre o comportamento humano e social, é o americano South Park, um seriado animado criado por Matt Stone e Trey Parker. O programa satiriza tudo e todos, recentemente assisti a um episódio chamado ''Stupid Spoiled Whore Video Playset'', que ''corneta'' Paris Hilton, a patricinha que adora dar vexames. Como muitas pessoas a olham com admiração, o programa criticou o fato colocando meninas de menos de 10 anos vestidas como prostitutas, fazendo vídeos pornôs e jogando na internet, dando em cima de todos os garotos que passam por elas e no final a própria Paris Hilton introduz um abacaxi em sua vagina numa competição de quem é a mais puta da cidade. Esse seriado serve para chamar um pouco atenção para o que nossa sociedade vive, para quem damos crédito e o que devemos fazer para amenizar a situação.
Quem sabe um dia...?
4 comentários:
Gostei do post. Concordo com você também, apesar de não ter assistido nunca ao Show da Xuxa pelo simples fato de não gostar dela :D.
Bom, estou pensando em encarnar um leão no dia da apresentação do trabalho heheheheheh. E vc??
Ou, não esquece de comprar um brigadeiro meu na segunda!!!
Abração!
olha só qual blog eu achei!
vim rapidinho só pra conferir mesmo... depois passo um pente fino!!!
ah! adorei a foto do perfil!
;*
cadê o msn do felipe?
adiciona o meu bicicretinha@hotmail.com
depois exclui o comentário, please!
;*
Oi Felipe!!
Muito bacana esse post. Uma vez eu fiz um trabalho de faculdade sobre contos de fada, mas era sobre medo e violência nessas histórias.
Acho que os criadores e produtores de entretenimento destinados ao público infatil, deveriam se conscientizar mais da responsabilidade que eles tem na formação das crianças. Se hoje temos crianças casa vez mais precoces, ou melhor, se as adolescentes de hoje estão iniciando sua vida sexual cada vez mais cedo, a mídia tem sua parcela de culpa nisso. E essa parcela é altíssima. Hoje, as cantoras de musicas infantis são audaciosas o bastante pra, ao mesmo tempo que trabalham com um público, potagonizarem revistas para adultos.
Caramba...como combater o problema? E como será que os pais devem fazer pra tentar proteger seus filhos dessa poluição toda que está na tv? Vamos refletir...
Ps.Era um vez balão mágico...trem da alegria... =/
Bjosss ;)
Postar um comentário